top of page

ORGANIZAÇÃO 

 


 

APOIO 

 


 

APRESENTAÇÃO

Esta é a segunda edição de um seminário internacional dedicado ao estudo e debate das metodologias visuais participativas em contexto de investigação académica e de intervenção social. O primeiro seminário aconteceu em 2012, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e foi dedicado ao tema “experiências para o desenvolvimento de competências sociais entre crianças e jovens”.

 

O primeiro encontro resultou das ações desenvolvidas a partir do projeto “Olhares

em Foco” fruto de uma parceria entre o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ-FCSH) e o Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI-UAb).

 

A estas instituições associou-se, para a organização do evento, uma parceria internacional representada pelo Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) da Unifesp, Brasil. Para a presente edição a rede de instituições académicas alargou-se, envolvendo o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, que acolhe a iniciativa, e mais uma parceria internacional, neste caso a UNESP-Universidade Estadual Paulista.

 

Objetivos

 

As metodologias visuais participativas visam, genericamente, oferecer àqueles que geralmente são alvo das investigações académicas e da intervenção social uma série de ferramentas e competências para se expressarem visualmente, seja por vídeo, seja por fotografia. Tais práticas têm servido, igualmente, como base de metodológica científica e de ação social para o desenvolvimento comunitário.

 

Neste contexto a imagem adquire um papel extremamente significativo enquanto foco de comunicação e de valorização de outros olhares. As narrativas visuais construídas neste âmbito são mecanismos de auto-representação e de manifestação de uma forma particular de entender o mundo em redor, contribuindo para a promoção de autonomia, da participação e garantia de direitos de expressão individual e coletiva, valorizando as experiências pessoais e a construção de uma consciência crítica.

 

Temos como objetivos principais deste encontro, em primeiro lugar, solidificar e expandir esta rede de investigação; em segundo lugar, disseminar resultados dos projetos em curso e, por último, projetar iniciativas sociais e pesquisas futuras. A proposta que fazemos aos participantes é a de debater uma série de questões relativas à aplicação das metodologias visuais participativas, como sejam:

 

  1. Práticas metodológicas e instrumentos de investigação e intervenção social;

  2. Tecnologias visuais no contexto académico e de intervenção social;

  3. Questões éticas e epistemológicas do uso da imagem;

  4. Narrativas e Representações Visuais como estratégia de empowerment;

  5. Experiências científicas, de intervenção social e de desenvolvimento comunitário aplicadas em diferentes contextos sociais e culturais.

bottom of page