top of page

​Ricardo Campos

Ricardo Campos é mestre em Sociologia (Universidade Nova de Lisboa) e Doutorado em Antropologia Visual (Universidade Aberta). É investigador do CEMRI – Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais. O seu percurso de investigação passa pelas temáticas Educação, Estudos Juvenis e Estudos Urbanos.É autor do livro Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica do graffiti urbano  (2011) e co-organizador do livro Uma cidade de imagens. Produção e consumo visual em meio urbano

Andrea Barbosa

Doutora em Antropologia Social pela UUSP e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Professora Adjunta do curso de Ciências Sociais da UNIFESP. É pesquisadora do GRAVI- Grupo de Antropologia Visual da USP desde 1995. Atualmente coordena o VISURB- Grupo de Estudos Visuais e Urbanos na UNIFESP onde desenvolve o projeto de oficinas fotográficas "Pimenta nos olhos não é refresco"..Seus interesses recaem sobre a relação entre antropologia e imagem, e entre imagem e memória, as imagens das cidades e as questões epistemológicas provocadas  pelo uso da produção de imagens na pesquisa antropológica. Publicou os livros, São Paulo Cidade Azul (2012) e com Edgar Teodoro da Cunha Antropologia e Imagem (2006) . Organizou juntamente com outros colegas do GRAVI os livros Imagem-conhecimento (2009), e Escrituras da Imagem (2004). 

Paula Gonzales Granados

Doutora em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Universidad Rovira y Virgili (Tarragona, Espanha), especializada no desenvolvimento de metodologias que envolvam a transferência dos meios audiovisuais aos participantes na investigação científica. Ela começou a trabalhar com  oficinas de fotografia participativa em 2006, em Leon (Nicarágua).Tem concentrado seu trabalho nas  questões relacionadas com a auto-representação de crianças e adolescentes em risco de exclusão social, através do uso de fotografia participativa, realizando diversos projetos e workshops em Tarragona (Espanha) e na Cidade do México.

Edgar Teodoro

Professor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da UNESP onde é coordenador do NAIP - Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance (http://naipunesp.wordpress.com). Doutor em Antropologia pela USP, é pesquisador do GRAVI desde 1996, e do NAPEDRA, ambos da USP. Tem experiência na área da Antropologia Visual, Etnologia e Teoria Antropológica, atuando em temas como Análise de imagem, Ritual, Cinema e Antropologia, Filme etnográfico, Documentário, Fotografia, Iconografia. Publicou o livro Antropologia e Imagem (2006) com Andréa Barbosa e co-organizou os livros Imagem-conhecimento (2009) e Escrituras da Imagem (2004). Como documentarista co-dirigiu o filme Jean Rouch, subvertendo fronteiras (2000) e dirigiu os filmes Ritual da Vida (2005) e Mbaraká, a palavra que age (2011).

​Sandra Marques

Doutora em em Antropologia pelo ISCTE-IUL, Portugal é ainda investigadora no CRIA-IUL, onde desenvolve o projecto "Práticas e Representações do Corpo na Índia Bengali"). Atualmente é bolseira de pós-doutoramento pela FCT. Desde 2004 que investiga na área dos estudos visuais, práticas e representações de identidades, aplicando metodologias visuais no processo de investigação e exposição de resultados. Veja mais.

João Kulcsar

Professor do Bacharelado em fotografia do SESC-SP. Mestre em Artes - University Of Kent At Canterbury (1997), bolsista do British Council. Professor Visitante na Universidade de Harvard, Graduate School of Education (2002/3), pela Comissão Fulbright. Coordena o projeto Alfabetização Visual e desenvolve ações em fotografia e educação social e responsabilidade social através de projetos com diferentes públicos.Possui experiência na área de educação e imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, agente cultural, fotografia, alfabetização visual, educação e visual literacy.

Lídia Marôpo

Lídia Maropo é jornalista, professora da Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). É mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Investiga o direito a voz e a participação das crianças e jovens nos media.

Daniel Meirinho

Daniel Meirinho é fotógrafo e jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É investigador membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) e investigador colaborador do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI). Estuda fotografia participativa com jovens em situação de risco com o Projeto Olhares em Foco

Fabiene Gama

Doutoranda em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ e em Anthropologie Sociale et Ethnologie pela EHESS/França (co-tutela). É mestre e bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Faz parte do Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem (Nextimagem/UFRJ) e é pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI/UERJ). Pesquisa sobre auto-representações de grupos subalternos através da produção de fotodocumentaristas que utilizam a fotografia como forma de manifestação política no Rio de Janeiro (Brasil) e em Daca (Bangladesh). Mais informações www.fabienegama.com

CONFERENCISTAS

Rachel Daisy Ellis

Mestre em Social Policy, Planning and Participation in Developing Countries, Social Policy pela London School of Economics and Political Science. É fundadora e coordenadora do projeto de fotografia participativa FotoLibras, que desenvolve atividades e formação com jovens surdos no nordeste do Brasil. Desenvolve outro projeto em fotografia chamado Espelho D'agua e é socio-fundadora da Gema - Grupo de Educação e Mudança pela Arte.

bottom of page